SCANNERS AUTOMOTIVOS OBDII

Matéria cedida pelo Blog www.9dade.in 

 
 

 
     
Home  
Artigos  
Datasheet's  
Esquemas  
Circuitos  
Cursos Online  
Links  
Modo Serviço  
Códigos DVD  
Impressoras / Reset  
Cartuchos / Reset  
     
     
 

 
     
 

DIRETÓRIOS

 
     
Astronomia  
Genealogia  
Ufologia  
Pesca Amadora  
Numismática  
WebCam  
Drivers  
     
     
 

SOBRE O SITE

 
     
Premios Recebidos  
Sites Parceiros  
Links para Freebr  
 

 
   
   
   

Todos sabem o pesadelo que é ver a luz da injeção eletrônica acender no painel do carro. Ela nos alerta para algum problema na parte eletrônica do veículo, mas sem um Scanner não saberemos que tipo de falha foi detectado.

A central eletrônica do carro ao constatar alguma falha no veículo acende a luz de alerta no painel e grava um código de erro na memória. Através deste código podemos fazer um disgnóstico da falha que está ocorrendo no veículo, mas para isso é necessário o uso de um Scanner que deverá ser plugado no conector de diagnóstico do veículo (existente nos carros com injeção eletrônica).


Agora, você já pode ter seu próprio scanner por um preço baixo e fazer diagnósticos em seu carro.

Existem basicamente 3 tipos de scanners no mercado: Os que se conectam a um notebook através da entrada USB, os que usam a tecnologia sem fio Wifi e podem ser conectados além do notebook, em tablets e celulares, e por fim os modelos que possuem tela de LCD para exibir as informações, não sendo necessário o uso de nenhum outro equipamento para realizar a leitura no carro.

Os mais populares no mercado são os que utilizam o chip ELM327 e podem trabalhar com vários Softwares livres ou pagos existentes no mercado.

Na imagem acima vemos a tela do programa TORQUE desenvolvidos para scanners que se conectam com dispositivos Android.

Além da leitura dos códigos de erro registados na memória do carro, esses equipamentos exibem inúmeras informações em tempo real com o carro em movimento, como Velocidade, RPM, Pressão do Ar, etc…

Acima, imagem do software mais utilizado para uso com Scanners ELM327 conectados a dispositivos com WINDOWS.

Para quem não quer investir num scanner profissional, por não exercer a atividade de mecânico, uma boa opção são os pequenos leitores equipados com o chip ELM327. Existem versões para comunicação USB, Bluetooth e Wi-Fi.

BLUETOOTH

Ele se comunica com a ECU (Engine Control Unit) do carro através do conector OBDII e transmite os dados lidos por rede sem fio de curto alcance utilizando Bluetooth. Este scanner também é específico para o sistema Android, e os dados monitorados podem ser exibidos através de um celular ou tablet com sistema operacional Android. O ponto positivo é a praticidade, pois nos casos do scanner com conexão USB seria necessário levar um notebook para dentro do carro ou posicionar um computador próximo a porta do veículo para efetuar o diagnóstico. Já com um celular ou tablet é possível utilizar um suporte com ventosa para fixá-lo no vidro e assim fazer o diagnóstico com o veículo em movimento, conseguindo assim a leitura de dados em tempo real.

Para o uso com este tipo de scanner o programa mais usado é o Torque (roda somente em sistemas com Android

Wi-Fi

Os scanner com comunicação Wi-Fi podem ser comparados com a descrição do Bluetooth, pois também se comunicam sem fio utilizando apenas outra tecnologia.

USB

Já os dispositivos que utilizam a conexão USB deverão ser utilizados em Computadores que rodem o sistema Operacional Windows. Existem uma série de programas pagos e gratuitos desenvolvidos para este tipo de scanner.

Clique aqui para acessar um site que reúne a maioria destes softwares para download.

Para quem deseja pagar um pouco mais, há no mercado vários modelos que dispensam o uso de celulares ou tablets. Eles possuem uma tela LCD onde os dados colhidos são exibidos no display do próprio aparelho

ESCOLHA O SEU MODELO CLICANDO AQUI

RETORNAR

© Freebr.com  2004-2014 . Direitos Reservados   |