Artigos Técnicos

Artigos Técnicos sobre Eletrônica e Informática

 
Home  
Artigos  
Datasheet's  
Esquemas  
Circuitos  
Cursos Online  
Links  
Classificados  
Modo Serviço  
Códigos DVD  
Impressoras / Reset  
Cartuchos / Reset  
     
     
 

DIRETÓRIOS

 
     
Astronomia  
Genealogia  
Ufologia  
Pesca Amadora  
Numismática  
WebCam  
Drivers  
     
     
 

SOBRE O SITE

 
     
Premios Recebidos  
Sites Parceiros  
Links para Freebr  
     
 

 
     
 

 

 

 

EQUIVALÊNCIA DE MONITORES

 

Muitos técnicos que estão iniciando no reparo de monitores, encontram dificuldades na aquisição de esquemas e manuais de serviço desses aparelhos. Na internet é possível encontrar muitos esquemas e manuais técnicos. Basta acessar sua ferramenta de pesquisa preferida (Google, Yahoo, Cadê, etc...) e digitar “esquemas de monitores” no campo de pesquisa. Serão listados inúmeros sites nacionais e estrangeiros que oferecem links para download de esquemas de diversos fabricantes. Mesmo tendo com o tempo reunido um bom número de diagramas sempre irá se deparar com um modelo cujo esquemário não conseguiu encontrar, e muitas vezes à falta deste torna impossível a substituição de  componentes queimados, principalmente resistores que torram devido ao superaquecimento tornando impossível a visualização de seus valores. O que fazer nestes casos ? –  Bom,  primeiro é importante saber que hoje em dia muitas marcas de monitores são de produção OEM, isto é são adquiridos de um determinado fabricante sem a marca, a qual é então designada pela empresa que vai comercializa-lo ou monta-lo, neste ultimo caso, adquirindo o chassis e produzindo o restante. Outra informação importante é que muitos fabricantes utilizam diferentes chassis para um mesmo modelo de monitor, o que é muito comum nos modelos da LG.  Apenas para citar um exemplo, os monitores LG Flatron 776FM possuem 3 chassis diferentes (FM776B-CA, FM776C-CA, FM776F-EA). É necessário muita atenção durante a manutenção nestes modelos, principalmente no que diz respeito à substituição de componentes, em especial o FlyBack.

Voltando ao “resistor torrado”, o primeiro passo é localizar sua inscrição FCC-ID (*), que normalmente se localiza na etiqueta traseira do gabinete (Foto 1-A). Esta inscrição que possui uma seqüência alfanumérica é obrigatória nas placas de equipamentos eletrônicos, e é através dela que podemos identificar o verdadeiro fabricante da placa principal. A seguir será mostrado como essa pesquisa é realizada através do site da FCC-ID (Federal Communications Commission (http://www.fcc.gov/) .

 

 

1)      Acesse o site da FCC-ID digitando a Url abaixo no campo de endereço do seu navegador:

https://gullfoss2.fcc.gov/prod/oet/cf/eas/reports/GenericSearch.cfm

 

Basta preencher dois campos importantes no formulário de pesquisa que será carregado no vídeo: (Foto 1B)

 

GRANTEE CODE (3 primeiros Digitos)

PRODUCT CODE (4 a 5  Digitos )

(Foto 1B)

 

   Em seguida clique em Start Search no final do formulário e aguarde a pesquisa que se for bem sucedida retornará o nome do fabricante do equipamento (Foto 1C)

 

(Foto 1C))

 

   No exemplo acima foi digitado a inscrição FCC-D de um monitor de produção OEM cujo fabricante era desconhecido. (FCC-ID IEY-447S). Na pesquisa descobrimos que o fabricante do chassis era a Nokia. Pesquisando os esquemários deste fabricantes encontramos o referente ao monitor Nokia modelo 447.

 

Fique atento também para um outro ponto importante no resultado da pesquisa neste site. Clicando no link DISPLAY EXHIBITS, às vezes encontramos até mesmo o esquema elétrico do monitor, o que é muito comum nos casos dos modelos da PROVIEW. Veja no exemplo abaixo:

 

Utilizando a inscrição FCC-ID IJE765 existente num monitor Proview clicamos no campo DISPLAY EXHIBITS e encontramos outras dados importantes, como fotos, testes e até o esquema do aparelho (Fig 2-a e 2b)

 

(Fig 2-a)

Fig (2-b)

   

  • FCC-ID é um órgão americano que regula as comunicações estaduais e internacionais (radio, televisão, satélite, cabo, fio, etc).
  • As marcas e modelos mencionados neste tópico são propriedades de seus respectivos fabricantes.

 

 

TABELA DE EQUIVALÊNCIA DE MONITORES - Clique Aqui

           

[RETORNAR]

 

© Freebr.com  2004-2005 . Direitos Reservados   |   free web template from myfreetemplates.com   Free web templates by MyFreeTemplates.com