Eletrônica e Informações

Aqui você encontra informações sobre Manutenção em Monitores de Vídeo, Impressoras, Manuais, Esquemas, Forum Técnico, Artigos, Cursos Online, Localizador Eletrônico de Circuitos e Milhares de Links para o mundo da eletrônica!

 
Home  
Artigos  
Datasheet's  
Esquemas  
Circuitos  
Cursos Online  
Links  
Classificados  
Modo Serviço  
Códigos DVD  
Impressoras / Reset  
Cartuchos / Reset  
     
     
 

DIRETÓRIOS

 
     
Astronomia  
Genealogia  
Ufologia  
Pesca Amadora  
Numismática  
WebCam  
Drivers  
     
     
 

SOBRE O SITE

 
     
Premios Recebidos  
Sites Parceiros  
Links para Freebr  
     

EPSON

Hoje em dia é fácil encontrar produtos destinados a desobstruir a cabeça de impressão dos modelos EPSON, a maioria, á base de solventes. Neste tópico iremos demonstrar como ocorre o processo de desemtupimento utilizando produtos facilmente encontrados. O liquido de limpeza pode ser encontrado nas casas especializadas em suprimentos para recicladores. Você irá precisar apenas de uma seringa comum e uma mangueira que encaixe com firmeza nos bicos da cabeça de impressão. Pode ser utilizado partes da mangueira da bomba de um impressora (sucata), mangueira de bomba de aquario, etc. Nas ilustrações abaixo você observará os detalhes deste procedimento. Não será necessário desmontar a cabeça da impressora. Em nosso exemplo ela foi desmontada apenas para facilitar a visualização. Apenas fique atento para o fato de que durante este procedimento ocorrerão vazamentos de pequenas gotas de tintas e do liquido de limpeza, sendo conveniente colocar algumas folhas de papel absorvente por baixo da cabeça de impressão.

Cabeça desmontada. Observe o conjunto dos 4 pinos. Os 3 primeiros correspondentes a cabeça de impressão colorida e o ultimo à direita da cabeça de cor preta. São em cima destes bicos que efetuaremos o processo de limpeza. 

 

Vista em 2 ângulos do pino onde encaixa o orifício inferior do cartucho.

Acima, embora não seja visível na foto, existem minúsculos orifícios na parte superior. No modelo C20 por exemplo, os bicos coloridos possuem 8 furos, ao passo que o bico correspondente a cabeça da cor preta possui 15 furos. E é nestes pequenos orifícios, que ocorrem a maior parte das obstruções causadas pelo ressecamento de tinta. Devemos inicialmente pingar algumas gotas do liquido de desemtupimento no topo de cada um dos 4 pinos.

No modelo C20 por exemplo, os bicos coloridos possuem 8 furos, ao passo que o bico correspondente a cabeça da cor preta possui 15 furos. E é nestes pequenos orifícios, que ocorrem a maior parte das obstruções causadas pelo ressecamento de tinta. Devemos inicialmente pingar algumas gotas do liquido de desemtupimento no topo de cada um dos 4 pinos.

Liquido de limpeza sendo aplicado.

      * As marcas citadas neste tópico são apenas para fins de material didático sendo de propriedade de seus fabricantes.

Após pingar algumas gotas sobre os 4 pinos, devemos aguardar alguns minutos

Em seguida, limpamos a seringa e a mangueira ou utilizamos um segundo conjunto e injetamos ar nos 4 pinos.

Após este processo, os cartuchos deverão ser recolocados e se efetua a limpeza dos mesmos através do soft da impressora. Repita pelo menos umas 3 vezes.

Na figura abaixo observa-se que abaixo de cada pino existe uma tela de filtro, onde podem ocorrer obstruções. Estes pinos não podem ser retirados, mas o uso de um bom liquido de limpeza pode limpar esta tela de proteção através do processo visto neste tópico.

      * As marcas citadas neste tópico são apenas para fins de material didático sendo de propriedade de seus fabricantes.

 

 

© Freebr.com  2004-2005 . Direitos Reservados   |   free web template from myfreetemplates.com   Free web templates by MyFreeTemplates.com